Werner Riedel – cientista da Fraunhofer: o papel da produção aditiva nas fábricas do futuro

19-12-2018
Para Werner Riedel, que é membro da Fraunhofer Additive Manufacturing Alliance, é significativo o contributo da produção aditiva nas fábricas do futuro. Baseado na experiência dos projetos desenvolvidos na sua instituição, defende que parte da proposta de valor se centra na capacidade de aumentar a competitividade e a sustentabilidade na indústria.

As reduções de peso e de peças, a miniaturização e a integração funcional levam ao desenvolvimento de melhores produtos e processos de produção no futuro, contribuindo para uma maior competitividade. Assim como a redução do consumo de recursos durante a produção e em serviço favorece a sustentabilidade, defendeu o Werner Riedel na sua intervenção na edição de 2018 da IN Conference INEGI.

Segundo a sua experiência, tem-se observado que se continua a desenvolver soluções adaptadas a casos específicos e que há atualmente uma elevada procura de know-how junto de entidades de investigação aplicada. Paralelamente, as boas práticas estão a crescer, facilitando a integração da evolução tecnológica na dinâmica natural da indústria.

O especialista acredita ainda que a produção aditiva não vai substituir, mas sim complementar outras técnicas de produção. Um processo que necessita de uma integração adequada e contínua, incluindo trabalho de investigação e desenvolvimento por parte da ciência e da indústria.


INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade