Como será a Fábrica do Futuro? Industriais e peritos reúnem-se em debate promovido pelo INEGI

22-10-2018
“A Fábrica do Futuro: um desafio para hoje” – este foi o tema da IN Conference INEGI 2018, que juntou líderes e executivos da indústria a especialistas internacionais, no dia 18 de outubro, no Terminal de Cruzeiros de Leixões, no Porto. A promoção do evento esteve a cargo do INEGI e reuniu cerca de 230 participantes de mais de 50 entidades, entre empresas, associações empresariais, clusters industriais e instituições do sistema científico e tecnológico nacional, entre outros.

Este encontro contou com a partilha de experiência de um conjunto de empresários e peritos do setor industrial, para debater o redesenho do atual conceito de fábrica, à luz das exigências da revolução tecnológica em curso, bem como as implicações que daí decorrem, a curto e médio prazo. Os novos processos de fabrico, a digitalização, a sustentabilidade da indústria ou a reconfiguração do mundo do trabalho, em particular dos seus recursos humanos, foram alguns dos tópicos em destaque.

O período da manhã contou com dois especialistas internacionais: Rafael Westinner, da consultora McKinsey & Company, falou sobre a reinvenção das operações e a transformação da produtividade, e Werner Riedel, da Fraunhofer, abordou o caminho dos materiais e processos às soluções aplicáveis. Teve ainda lugar um dos painéis de debate, intitulado “Grandes Desafios”, que reuniu à mesa o antigo secretário-geral da CGTP-IN, Manuel Carvalho da Silva, o Presidente da Iberomoldes, Joaquim Menezes, o CEO da Critical Manufacturing, Francisco Almada-Lobo, e o Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico, João Sousa.

Já durante a tarde, o debate esteve centrado nas “Transformações em curso”, num Painel entregue ao CEO da EFACEC, Ângelo Ramalho, à CEO da Neadvance, Teresa Martins, ao Diretor de Sistemas de Informação & Fabrico Digital da Renault CACIA, Miguel Teixeira, e ao Coordenador da Industry 4.0 na Bosch Car Multimedia, Francisco Duarte. O encerramento do programa ficou a cargo do especialista do Politécnico de Milão em Fábricas do Futuro, Tullio Tolio.

“No meio de uma nova revolução industrial e com o objetivo de inspirar a inovação na indústria, entendemos que a IN Conference INEGI 2018 não poderia abordar um tema mais pertinente e atual do que a Fábrica do Futuro. Adotando uma abordagem hands-on, com vários especialistas e organizações que estão a fazer acontecer, discutimos os desafios que se colocam à indústria, neste contexto de progressão exponencial, ao nível das pessoas, dos processos e dos modelos de negócio. Acreditamos que os participantes saem daqui melhor preparados para balancear decisões de curto prazo com as questões de sustentabilidade e geração de valor a longo-prazo”, refere Alcibíades Paulo Guedes, Presidente do Conselho de Administração do INEGI.

Com a missão assumida de contribuir para o desenvolvimento da indústria e da economia em geral, o INEGI anuncia a realização bienal da IN Conference sob o lema Inspiring Industry Innovation, com o intuito de trazer a debate questões determinantes para o tecido industrial português, em matéria de inovação de base tecnológica e de competitividade.

INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade