Metalurgia e Metalomecânica: INEGI convidado a discutir os grandes desafios deste subsetor

31-05-2018
O diretor de inovação e transferência de tecnologia do INEGI, José Sampaio, participou como orador no encontro Encontro Setorial Metalurgia/Metalomecânica promovido pela AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel com o objetivo de discutir o subsetor da metalurgia e metalomecânica e alguns dos seus maiores desafios. O evento, que decorreu no dia 29 de maio, no auditório da AEP, em Leça da Palmeira, contou com a participação de cerca de 60 representantes de empresas.

José Sampaio partilhou com Marco Leite do Instituto Superior Técnico (IST) a missão de debater os grandes desafios efrentados pelo subsetor da metalurgia e metalomecânica, que, de acordo com o comunicado de imprensa da AFIA, “assentam sobretudo no acompanhamento da evolução da indústria automóvel”. Nesse sentido, os oradores salientaram questões como o impacto na redução do peso na concepção de produtos, os novos materiais, as tecnologias associadas à engenharia de desenvolvimento de novos produtos e processos, a impressão 3D e a manufactura aditiva, a automação e a digitalização, bem como a indústria 4.0.

Para ilustrar algumas destas áreas de intervenção, o diretor de inovação e transferência de tecnologia do INEGI apresentou um conjunto de projetos ligados ao setor automóvel, relacionados com o desenvolvimento de novos materiais, em particular com o desenvolvimento de materiais híbridos e de processos avançados de fabrico.

“O setor automóvel é relevante para o país quer do ponto de vista do seu peso na economia, em particular como exportador, quer como setor estruturante da indústria. O INEGI possui um conjunto de capacidades nas áreas dos materiais, dos processos de fabrico e do desenvolvimento de produto que coloca ao serviço deste setor, contribuindo para a sua progressão”, salienta José Sampaio.

Segundo a AFIA, o subsector de Metalurgia/Metalomecânica dentro da indústria de componentes para automóveis representa 40% do número de empresas, com um volume de negócios agregado de 3,1 mil milhões de euros, dando emprego directo a 16 000 pessoas.

Para mais informações sobre o evento, consulte o comunicado de imprensa da AFIA aqui.